sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Infertilidade : um problema do casal



A infertilidade é a inabilidade de um casal chegar à concepção ou a incapacidade de manter uma gravidez até o nascimento. Mas os especialistas asseguram que o problema não deve ser confundido com a esterilidade conjugal, onde há fatores que impedem de forma definitiva a gravidez. Em cerca de 40% dos casos, fatores femininos são a causa da infertilidade.

Causas masculinas são responsáveis por outros 40%. E em 20%, há uma combinação dos dois fatores.

Muitos descobrem que ter filhos é bem mais complexo do que imaginavam. Se após um ano de relações sexuais não protegidas a gravidez não acontece, o casal deve procurar um médico para investigar uma possível infertilidade, problema que atinge um em cada seis casais.

E um dos fatores agravantes desta situação é a idade da companheira: a partir dos 35 anos, a infertilidade pode chegar com mais facilidade.

A idade é, sem dúvidas, uma das grandes vilãs da fertilidade.

A mulher não produz nenhum oócito (célula que dá origem ao óvulo) após o nascimento, que perde qualidade ao passar dos anos. É consenso entre especialistas que as taxas de gravidez diminuem de maneira importante a partir dos 35 anos de idade.

Para os homens, algumas evidências sugerem que não ocorre modificação relevante na concentração espermática do ejaculado, entretanto, tem-se verificado alterações na mobilidade e morfologia dos espermatozóides com o envelhecimento masculino.

Entretanto é imprescindível que as pessoas compreendam que a infertilidade é um problema do casal.

Com os avanços da medicina e da tecnologia, é possível que grande parte desses casais consiga realizar o sonho de conceber uma criança através da reprodução assistida.
By Rosa Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário